As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma do indivíduo pensar, agir ou sentir, são denominadas drogas psicoativas.
A dependência química é uma doença crônica, caracterizada por comportamentos compulsivos e recorrentes da utilização de substâncias para obter a sensação de bem-estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos e outros.
A dependência é caracterizada pelo descontrole do indivíduo no uso da substância. Fatores relacionados à própria droga, até uma predisposição genética e doenças psiquiátricas pré-existentes, podem levar algumas pessoas a um quadro de dependência.
Com o objetivo de sentir novamente os sintomas de prazer, ou ainda, para eliminar o mal-estar que se sente quando há a interrupção da droga, o indivíduo tende a repetir o uso daquela substância.
No Brasil, a classificação aceita pelo Ministério da Saúde para critério de diagnóstico médico é o CID-10, que apresenta os seguintes critérios para diagnóstico de dependência química:
Tolerância: A redução da magnitude dos efeitos leva ao uso de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;
Senso de compulsão: Forte desejo de consumir a droga;
Abstinência: Após a interrupção ou diminuição do uso, surgindo sintomas de desconforto como tremores, ansiedade, irritabilidade e insônia, levando ao uso da mesma substância (ou outra relacionada) para promover o alívio ou evitar tais sintomas;
Abandono de atividades prazerosas alternativas: Maior parte do tempo gasto em prol do uso da substância;
Persistência ao uso: Mesmo com o surgimento de manifestações nocivas e patológicas, como danos em órgãos e estados depressivos, resultantes do consumo crônico e excessivo, ainda se mantém o consumo.
A dependência requer atenção por ser uma doença que atinge não apenas o usuário, mas todas as pessoas a sua volta, principalmente seus familiares. Baseado nisso, existem grupos de apoio como o Amor Exigente, que auxiliam a família a lidar com as consequências causadas pela dependência química.
Solicite ajuda!